Pular para o conteúdo principal

Por que preciso fazer sorologia de raiva?


A Sorologia de Raiva não é feita mais no Instituto Pasteur. Hoje e Realizada no CCZ da Prefeitura de São Paulo















A sorologia de raiva (titulação dos anticorpos antivírus da raiva) é uma exigência para viagens de cães e gatos com destino a países da Comunidade Europeia, Austrália, Nova Zelândia e outros países da Ásia e Oceania.
Assim como as pessoas, nem todos animais vacinados respondem ao estimulo da vacinação, ou seja, mesmo tomando as vacinas indicadas, não ficam protegidos contra as doenças que essas vacinas deveriam proteger. Esses animais não desenvolvem anticorpos mesmo depois de serem vacinados.

Por que isso acontece? 
Existem várias causas para que isso aconteça, não só para a vacina da raiva, mas também para as outras vacinas aplicadas:

-Interferência de anticorpos maternos. Filhotes de mães vacinadas recebem anticorpos maternos pelo leite (colostro) e esses anticorpos ficam ativos no organismo do filhote por pelo menos 60 dias quando então começam a diminuir em número e eficácia. É nesse momento que iniciamos o esquema de vacina de filhotes. Se iniciarmos a vacinação muito cedo, esses anticorpos maternos podem inativar a resposta vacinal (depende do tipo de vacina) e com isso o organismo do filhote não recebe o estimulo necessário para produzir seus próprios anticorpos. Por isso temos que repetir várias doses de vacinas (Vacina V10 e Tríplice felina) com intervalos de 21 a 30 dias até ele completar 4 meses de idade. Se não completamos esse ciclo de vacinas o filhote pode não ter o estimulo necessários e não produzir os anticorpos esperados, não ficando assim protegido contra essas doenças.
A Vacinação Anti Rábica só pode ser realizada por um Medico Veterinário
- Animal vacinados quando não estão saudáveis. Se iniciamos o esquema de vacinas em um animal doente ou não saudável, é de se esperar que o organismo dele não tenha condições de responder adequadamente ao estimulo vacinal e assim não produzir o número de anticorpos desejado. Por isso é importante passar em avaliação clínica com um médico veterinário que vai examinar o animal e decidir ou não por iniciar ao esquema de vacinação, ou mesmo fazer o reforço anual no animal adulto.
- Vacina que não foi conservada adequadamente. Vacina que ficou fora da geladeira, vacina que sofreu congelamento etc. Se a vacina não foi bem conservada, provavelmente ela irá perder as suas propriedades e com isso não estimular a produção de anticorpos.
- Não aplicação dos reforços necessários. Por esquecimento ou má informação muitas pessoas não terminam, o esquema de vacina de filhotes ou não fazem as revacinações anuais adequadamente.
- Deficiência genética do sistema imunológico. Existem pessoas e animais que mesmo recebendo a vacinação da forma adequada não vai responder ao estimulo vacinal por uma falha no seu sistema imunológico, ou seja, esse animal nunca vai produzir anticorpos necessários frente ao estimulo vacinal. Esse animal estará sempre em risco de contrair doenças.
Como vocês viram existem vários fatores que podem interferir na resposta vacinal e na não produção de anticorpos.
Por essa razão alguns países exigem o exame de dosagem de anticorpos (titulação vacinal) com o objetivo não só de proteger a sua população, mas também de controlar a doença entre os cães e gatos.
Vacine o seu Pet anualmente sempre com a orientação do Médico veterinário que vai escolher as melhores vacinas e a forma adequada de vacina-los.
Para Viajar para Portugal, assim como todos países da Comunidade Europeia, é necessário ter a titulação anti rábica realizada pelo CCZ de São Paulo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o CVI ou CZI?

Para Viagens internacionais é obrigatório a Documentação Oficial do Ministério da Agricultura O que é o CVI ou CZI? Para qualquer viagem internacional de cães e gatos, o estado de saúde e o histórico sanitário do animal devem estar declarados em um documento emitido pelas autoridades veterinárias do país de origem e aceito pelo país de destino. No Brasil esse documento é o Certificado Veterinário Internacional (CVI), também conhecido como Certificado Zoo sanitário Internacional (CZI, nome antigo). Ambos são emitidos e/ou chancelados por Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lotados nas Unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) nos aeroportos, portos, postos de fronteira e aduanas especiais ou nas Superintendências Federais de Agriculturas nos Estados. Além do histórico sanitário do animal declarado no CVI, alguns países impõem outras exigências específicas para pe

Carteirinha de Vacinação de Cães e Gatos.

Assim como nós, os cães e gatos também precisam de vacinas periódicas como forma de prevenir importantes doenças.  Essas vacinações devem estar anotadas e certificadas no que chamamos de carteira de vacinas. Para as viagens internacionais essa carteirinha vai ser exigida e é um documento obrigatório para os deslocamentos de animais entre os diferentes países. Por isso é importante vacinar anualmente os seus cães e gatos e guardar a carteira de vacinas assinadas pelo Médico Veterinário, constando o “selinho” das vacinas, onde consta o número do lote da vacina, data de validade da vacina e data da vacinação. No caso de cães e gatos a única vacina obrigatória para os deslocamentos internacionais na maioria dos países é a Vacina Anti Rábica que deve estar dentro do prazo de validade (mínimo de 30 dias e máximo de 365 dias antes da viagem). Alguns países exigem outras vacinas além da vacina Anti Rábica, como no caso da Austrália. A Petsabroad realiza todas as vacinas obrigat