Pular para o conteúdo principal

O que é o CVI ou CZI?

Para Viagens internacionais é obrigatório a Documentação Oficial do Ministério da Agricultura
O que é o CVI ou CZI?

Para qualquer viagem internacional de cães e gatos, o estado de saúde e o histórico sanitário do animal devem estar declarados em um documento emitido pelas autoridades veterinárias do país de origem e aceito pelo país de destino.

No Brasil esse documento é o Certificado Veterinário Internacional (CVI), também conhecido como Certificado Zoo sanitário Internacional (CZI, nome antigo).

Ambos são emitidos e/ou chancelados por Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lotados nas Unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) nos aeroportos, portos, postos de fronteira e aduanas especiais ou nas Superintendências Federais de Agriculturas nos Estados.

Além do histórico sanitário do animal declarado no CVI, alguns países impõem outras exigências específicas para permitir o ingresso de animais de companhia em seus territórios.


Sem esse documento oficial, o seu animal de estimação não pode sair do pais. A Petsabroad participa da emissão desse documento de acordo com as normas internacionais de trânsito animal, como parte de todo um processo que comprova que o seu animal de estimação se encontra livre  de doenças e que esta embarcando de acordo com as normas zoosanitárias que regem o trânsito de animais ao redor do mundo.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carteirinha de Vacinação de Cães e Gatos.

Assim como nós, os cães e gatos também precisam de vacinas periódicas como forma de prevenir importantes doenças.  Essas vacinações devem estar anotadas e certificadas no que chamamos de carteira de vacinas. Para as viagens internacionais essa carteirinha vai ser exigida e é um documento obrigatório para os deslocamentos de animais entre os diferentes países. Por isso é importante vacinar anualmente os seus cães e gatos e guardar a carteira de vacinas assinadas pelo Médico Veterinário, constando o “selinho” das vacinas, onde consta o número do lote da vacina, data de validade da vacina e data da vacinação. No caso de cães e gatos a única vacina obrigatória para os deslocamentos internacionais na maioria dos países é a Vacina Anti Rábica que deve estar dentro do prazo de validade (mínimo de 30 dias e máximo de 365 dias antes da viagem). Alguns países exigem outras vacinas além da vacina Anti Rábica, como no caso da Austrália. A Petsabroad realiza todas as vacinas obr...

Planejando a Viagem com seu Pet.

A antecedência do planejamento vai depender para onde estará indo com o seu Pet e se já tem alguns exames válidos feitos anteriormente. Nas viagem para países que exigem o teste de sorologia de raiva, o tempo mínimo de preparo é de 4 meses. Para esses países é necessário a colocação do microchip, vacinação antirrábica 30 dias antes da coleta, coleta de sorologia e depois esperar 3 meses no mínimo para poder embarcar. Depois de realizada a primeira sorologia ela é válida para toda a vida do animal desde que receba os reforços anuais da vacina. Para países que não exigem essa solicitação recomendamos o início do planejamento 40 dias antes da viagem. É logico que estamos falando de animais com idade superior a 4 meses de idade e com as vacinações em dia. Hoje o microchip não é uma obrigatoriedade para muitos países, mas recomendamos a sua colocação como medida de segurança e de real identificação do animal. Lamentavelmente nem todos países aceitam os cães e gatos bras...