Pular para o conteúdo principal

Planejando a Viagem com seu Pet.



A antecedência do planejamento vai depender para onde estará indo com o seu Pet e se já tem alguns exames válidos feitos anteriormente.
Nas viagem para países que exigem o teste de sorologia de raiva, o tempo mínimo de preparo é de 4 meses. Para esses países é necessário a colocação do microchip, vacinação antirrábica 30 dias antes da coleta, coleta de sorologia e depois esperar 3 meses no mínimo para poder embarcar. Depois de realizada a primeira sorologia ela é válida para toda a vida do animal desde que receba os reforços anuais da vacina.

Para países que não exigem essa solicitação recomendamos o início do planejamento 40 dias antes da viagem. É logico que estamos falando de animais com idade superior a 4 meses de idade e com as vacinações em dia.

Hoje o microchip não é uma obrigatoriedade para muitos países, mas recomendamos a sua colocação como medida de segurança e de real identificação do animal.

Lamentavelmente nem todos países aceitam os cães e gatos brasileiros. A Austrália e Nova Zelândia são os exemplos mais próximos de países que não aceitam animais do Brasil pelo fato do nosso pais não ser considerado um pais livre a doença de Raiva Humana/Canina. Assim se você for mudar para um desses países e for levar o seu pet junto (cão ou gato) tem que iniciar o processo com pelo menos 6 meses de antecedência e esse processo envolve uma serie de exames de sangue, “exportar” o seu animal para um país livre da raiva e seguir um período rígido de quarentena. No nosso caso os mais próximos são os nossos vizinhos Hermanos Argentina e Chile e lá o seu animal tem que vive por algum tempo antes de fazer o processo de entrada para a Austrália e Nova Zelândia por esses países.

Para todos os países a exigência única é a vacina anti rábica valida (mais de 30 dais e não menos que 365 dias), atestado de saúde e documento oficial emitido pelo Ministério da Agricultura.


Verificado as exigências e restrições dos países e já definindo a estratégia de preparação dos documentos, passamos então agora a escolher a companhia aérea.
Esse é só o começo de uma longa jornada.....

Comentários

  1. Boa noite!
    Gostaria de saber se para A Argentina é necessário a titulação anti-rábica para cães?
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o CVI ou CZI?

Para Viagens internacionais é obrigatório a Documentação Oficial do Ministério da Agricultura O que é o CVI ou CZI? Para qualquer viagem internacional de cães e gatos, o estado de saúde e o histórico sanitário do animal devem estar declarados em um documento emitido pelas autoridades veterinárias do país de origem e aceito pelo país de destino. No Brasil esse documento é o Certificado Veterinário Internacional (CVI), também conhecido como Certificado Zoo sanitário Internacional (CZI, nome antigo). Ambos são emitidos e/ou chancelados por Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lotados nas Unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) nos aeroportos, portos, postos de fronteira e aduanas especiais ou nas Superintendências Federais de Agriculturas nos Estados. Além do histórico sanitário do animal declarado no CVI, alguns países impõem outras exigências específicas para pe

Carteirinha de Vacinação de Cães e Gatos.

Assim como nós, os cães e gatos também precisam de vacinas periódicas como forma de prevenir importantes doenças.  Essas vacinações devem estar anotadas e certificadas no que chamamos de carteira de vacinas. Para as viagens internacionais essa carteirinha vai ser exigida e é um documento obrigatório para os deslocamentos de animais entre os diferentes países. Por isso é importante vacinar anualmente os seus cães e gatos e guardar a carteira de vacinas assinadas pelo Médico Veterinário, constando o “selinho” das vacinas, onde consta o número do lote da vacina, data de validade da vacina e data da vacinação. No caso de cães e gatos a única vacina obrigatória para os deslocamentos internacionais na maioria dos países é a Vacina Anti Rábica que deve estar dentro do prazo de validade (mínimo de 30 dias e máximo de 365 dias antes da viagem). Alguns países exigem outras vacinas além da vacina Anti Rábica, como no caso da Austrália. A Petsabroad realiza todas as vacinas obrigat

Por que preciso fazer sorologia de raiva?

A Sorologia de Raiva não é feita mais no Instituto Pasteur. Hoje e Realizada no CCZ da Prefeitura de São Paulo A sorologia de raiva (titulação dos anticorpos antivírus da raiva) é uma exigência para viagens de cães e gatos com destino a países da Comunidade Europeia, Austrália, Nova Zelândia e outros países da Ásia e Oceania. Assim como as pessoas, nem todos animais vacinados respondem ao estimulo da vacinação, ou seja, mesmo tomando as vacinas indicadas, não ficam protegidos contra as doenças que essas vacinas deveriam proteger. Esses animais não desenvolvem anticorpos mesmo depois de serem vacinados. Por que isso acontece?  Existem várias causas para que isso aconteça, não só para a vacina da raiva, mas também para as outras vacinas aplicadas: - Interferência de anticorpos maternos. F ilhotes de mães vacinadas recebem anticorpos maternos pelo leite (colostro) e esses anticorpos ficam ativos no organismo do filhote por pelo menos 60 dias quando então c