Pular para o conteúdo principal

Como controlar o estresse do seu cão nas viagens internacionais.

Todos nós sabemos que as viagens por menor que sejam, sempre vão causar insegurança e ansiedade nos nossos queridos pets. Isso é até mais comum quando eles não estão acostumados (primeira viagem) ou quando tem que ir separados dos seus tutores no compartimento de carga. Independentemente do local onde vão viajar e da distância da viagem, isso pode ser minimizado com o uso de feromônios específicos que diminuem a ansiedade e causam relaxamento e conforto de forma natural e sem contraindicações.
As feromônios são sinais químicos voláteis (odores que não sentimos), amplamente utilizadas para comunicação no reino animal. Quando emitidas por um indivíduo, os feromônios são então detectados por outros indivíduos da mesma espécie, afetando o seu comportamento. Existem os feromônios de marcação de território, feromônios sexuais, de apaziguamento materno e de alerta.
Esse cheiro imperceptível ao olfato humano, levam informações ao cérebro canino, resultando numa rápida mudança fisiológica e comportamental. Esses efeitos acontecem de forma subconsciente e não precisam de nenhum treino por parte do animal. O processo é automático e não necessita de aprendizagem prévia.
Diferentes estruturas do corpo segregam feromônios (diferentes de hormônios) com diferentes funções como descritos abaixo:
Durante a amamentação as cadelas, produzem um feromônio em região mamaria, fazendo com que os filhotes a reconheçam e se sintam mais seguros e protegidos. Quando usamos esse mesmo feromônios sintético no ambiente, isso ajuda o cão a se sentir mais confortável e seguro ajudando também no seu bem estar.
A Petsabroad, preocupada sempre em oferecer segurança e conforto aos seus pets durante a viagem, é a primeira consultoria de viagens que usa em todas as viagens os feromônios Adaptil (para cães) e Feliway (para gatos) como forma de minimizar o estresse causado pelas grandes viagens e pela mudança de ambiente. Recomendamos também o seu uso nos primeiros meses nas novas moradias na forma de difusor ambiental ou mesmo na forma de sprays, mas casinhas e caminhas dos cães e gatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o CVI ou CZI?

Para Viagens internacionais é obrigatório a Documentação Oficial do Ministério da Agricultura O que é o CVI ou CZI? Para qualquer viagem internacional de cães e gatos, o estado de saúde e o histórico sanitário do animal devem estar declarados em um documento emitido pelas autoridades veterinárias do país de origem e aceito pelo país de destino. No Brasil esse documento é o Certificado Veterinário Internacional (CVI), também conhecido como Certificado Zoo sanitário Internacional (CZI, nome antigo). Ambos são emitidos e/ou chancelados por Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lotados nas Unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) nos aeroportos, portos, postos de fronteira e aduanas especiais ou nas Superintendências Federais de Agriculturas nos Estados. Além do histórico sanitário do animal declarado no CVI, alguns países impõem outras exigências específicas para pe

Carteirinha de Vacinação de Cães e Gatos.

Assim como nós, os cães e gatos também precisam de vacinas periódicas como forma de prevenir importantes doenças.  Essas vacinações devem estar anotadas e certificadas no que chamamos de carteira de vacinas. Para as viagens internacionais essa carteirinha vai ser exigida e é um documento obrigatório para os deslocamentos de animais entre os diferentes países. Por isso é importante vacinar anualmente os seus cães e gatos e guardar a carteira de vacinas assinadas pelo Médico Veterinário, constando o “selinho” das vacinas, onde consta o número do lote da vacina, data de validade da vacina e data da vacinação. No caso de cães e gatos a única vacina obrigatória para os deslocamentos internacionais na maioria dos países é a Vacina Anti Rábica que deve estar dentro do prazo de validade (mínimo de 30 dias e máximo de 365 dias antes da viagem). Alguns países exigem outras vacinas além da vacina Anti Rábica, como no caso da Austrália. A Petsabroad realiza todas as vacinas obrigat

Por que preciso fazer sorologia de raiva?

A Sorologia de Raiva não é feita mais no Instituto Pasteur. Hoje e Realizada no CCZ da Prefeitura de São Paulo A sorologia de raiva (titulação dos anticorpos antivírus da raiva) é uma exigência para viagens de cães e gatos com destino a países da Comunidade Europeia, Austrália, Nova Zelândia e outros países da Ásia e Oceania. Assim como as pessoas, nem todos animais vacinados respondem ao estimulo da vacinação, ou seja, mesmo tomando as vacinas indicadas, não ficam protegidos contra as doenças que essas vacinas deveriam proteger. Esses animais não desenvolvem anticorpos mesmo depois de serem vacinados. Por que isso acontece?  Existem várias causas para que isso aconteça, não só para a vacina da raiva, mas também para as outras vacinas aplicadas: - Interferência de anticorpos maternos. F ilhotes de mães vacinadas recebem anticorpos maternos pelo leite (colostro) e esses anticorpos ficam ativos no organismo do filhote por pelo menos 60 dias quando então c